Dúvidas Frequentes

O que é Cirurgia Ortognática?
R: É um tipo de cirurgia que visa reposicionar os ossos da face corrigindo a oclusão dentária (mordida) e propiciando uma melhor harmonia facial.

Como sei que preciso realizar a cirurgia ortognática?
R: Se você possui um dos seguintes problemas, você pode estar precisando de uma cirurgia ortognática:- Queixo muito grande ou pra frente;- Queixo muito pequeno ou pra trás;- Mostra muita gengiva quando sorri;- Você tem o rosto torto;- Seus dentes não tocam na frente;- Você não consegue fechar os lábios sem forçar;- Seus dentes não se encaixam adequadamente durante a mordida;- Você ronca muito;- Você dorme mal, acorda cansado, tem sonolência excessiva durante o dia, tem déficit de atenção;- Você não consegue mastigar adequadamente;- Você tem dores nas articulações da mandíbula, dor de cabeça e ouvido;- Você não está satisfeito com sua harmonia e estética facial.

Qual a idade mínima para realizar a cirurgia ortognática?
R: Em geral a cirurgia deve ser realizada após os 17-18 anos de idade.

Tem idade limite para fazer a cirurgia ortognática?
R: Não. A cirurgia pode ser realizada em pacientes com mais idade desde que apresente boas condições de saúde.

Qual a origem das deformidades dento-faciais?
R: Na grande maioria dos casos, a causa é genética podendo ainda estar associada a traumatismos, tumores ou outros fatoresambientais.

Como a cirurgia ortognática pode resolver meu problema de ronco e apnéia do sono?
R: Pacientes que possuem ronco ou apnéia obstrutiva do sono podem ter um espaço aéreo faríngeo posterior reduzido em função dos ossos maxilares estarem retro-posicionados. Desta forma, a cirurgia ortognática promove um avanço bi-maxilar aumentando consideravelmente o espaço volumétrico para a passagem do ar.

Devo fazer a cirurgia ortognática por problemas funcionais prejudiciais à minha saúde ou por estética?
R: A cirurgia visa corrigir problemas funcionais relacionados à mastigação, deglutição, fonação, respiração além de distúrbios do sono ou nas articulações têmporo-mandibulares. Esta correção acarreta melhora na saúde e qualidade de vida. Propicia, ainda, um ganho estético em função do reposicionamento dos ossos da face restabelecendo a harmonia e estética da face.

Qual é o especialista capacitado para realizar a cirurgia ortognática?
R: É o cirurgião-dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, com experiência em cirurgia ortognática.

Preciso colocar aparelho ortodôntico antes da cirurgia ortognática?
R: Sim. O paciente fica com o aparelho antes, durante e após a cirurgia para a finalização e refinamento dos encaixes dentários na oclusão correta.

Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico-cirúrgico?
R: Em geral, a ortodontia pré-cirúrgica dura de 1 ano a 1 ano e meio, faz-se a cirurgia, e a finalização ortodôntica tem duração média de 6 meses a 1 ano dependendo do caso.

O planejamento da cirurgia ortognática feito através de programas de computador é mais fiel e previsível?
R: Atualmente existem excelentes softwares que utilizam imagens de tomografias computadorizadas 3D e modelos das arcadas dentárias escaneados a laser. Desta forma, o planejamento dos movimentos ósseos na cirurgia é realizado de forma mais precisa e fiel que se fosse feito pelo método manual tradicional.

A cirurgia ortognática é feita no consultório ou hospital?
R: Todos os procedimentos da cirurgia ortognática são realizados em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

A cirurgia ortognática deixa cicatrizes visíveis na face?
R: Não. Todos os cortes são internos, por dentro da boca.

O rosto fica dormente após a cirurgia ortognática?
R: Sim. Os nervos da face são descolados e manipulados durante a cirurgia ortognática. Desta forma, há uma dormência temporária e reversível que dura em média de 3 meses a 1 ano. Nós realizamos terapia com laser no pós-cirúrgico o que propicia um retorno da função nervosa mais rapidamente.

A cirurgia ortognática dói muito no pós-cirúrgico?
R: Não. Como os nervos que transmitem o impulso doloroso ficam dormentes, a ocorrência de dor não é frequente. Em geral, analgésicos comuns são suficientes para o controle da dor durante o pós-cirúrgico.

Os convênios ou planos hospitalares cobrem a cirurgia ortognática?
R: A cirurgia ortognática consta no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sendo coberta pelos convênios hospitalares. Esta cobertura inclui a internação, custos de materiais utilizados na cirurgia, médico anestesiologista, além de reembolso de honorários de acordo com a tabela do convênio.

Quanto tempo ficarei internado após a cirurgia ortognática?
R: Normalmente o paciente fica internado por 24 horas.

Como é a dieta após a cirurgia ortognática?
R: A dieta nos primeiros 45 dias deve ser limitada a alimentos mais líquidos e pastosos. Dieta mais sólida e consistente deve ser instituida a partir de 3 meses.

Tenho que fazer fonoaudiologia após a cirurgia ortognática?
R: No pós-cirúrgico imediato o paciente é encaminhado para fonoaudióloga para realização de drenagens linfáticas e exercícios de motricidade oral. Além disso, muitos pacientes precisam de reabilitação da fonação e movimentos para alongamento do lábio, p. ex. Os movimentos mandibulares são afetados pelo inchaço da cirurgia e pela falta de movimentação no pós-cirúrgico. A fonoaudióloga vai orientar os exercícios para o completo restabelecimento funcional.

Vou ter que ficar com a boca “amarrada” após a cirurgia ortognática?
R: Não. São utilizadas mini-placas e mini-parafusos para fixar os ossos o que propicia que o paciente saia da cirurgia com a boca aberta.